Atenção a maioria das informações e fotos tem como fonte..
-Curral del Rey.com
-BH Nostalgia
-Sky Scraper City

Contato : alexgbacelar@gmail.com

Um blog completamente amador que tenta registrar em imagem o que ainda existe, e o que pode ser preservado, se é que alguém se importa!!!!!!

domingo, 10 de junho de 2012

Aprendizes da casa do pequeno jornaleiro BH

Helena Antipoff, educadora brasileira (Grodno, 1892 - Belo Horizonte, MG, 1974). Nascida na Rússia, fez o curso superior em Paris e Genebra. Emigrando para o Brasil, trabalhou na reforma do ensino em Minas Gerais (1929). Participou da fundação da Faculdade de Filosofia, da Casa do Pequeno Jornaleiro, do Instituto Pestalozzi e da Escola da Fazenda do Rosário. Publicou vários trabalhos relacionados com a educação.









FONTE : Klick Educação FOTOS APM

7 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante este blogger, documenta através de fotos a vida na Casa do Pequeno Jornaleiro, uma época em que a infância mesmo com muito trabalho era uma fase de grande alegria e aprendizado. Fui aluno dessa instituição "Pequeno Jornaleiro" durante 3 anos período de abril de 1965 a fevereiro de 1968, onde aprendi a valorizar a vida e ter responsabilidade cedo. Acordávamos às 4:30 da manhã para receber jornais e organizá-los e em seguida saíamos pela cidade para vendê-los. Obrigação era estar de volta às 11 da manhã impreterivelmente para acertos financeiros e em seguida era servido o almoço. Á tarde, tínhamos o compromisso com a escola. 16 horas saíamos novamente para vender o Diário da tarde. Aos Domingos levantava-se mais cedo pois o jornal continha mais cadernos e demandava mais tempo para
organizá-lo. Dommingo depois do almoço era tempo livre até às 19:00h

Unknown disse...

Que bom achar esse blogger,morei nessa casa nos De 1989 a 1991 onde aprendi muito a dar valor no trabalho
Na família a ter responsabilidade. Acordávamos muito cedo para trabalhar vendendo Jornais nas ruas de Bh
Era muito bom tenho muitas saudades...
Nessa época éramos conhecidos por número o meu era 27

Se alguém da minha época quiser entra em contato comigo
Meu zap e 38.998019830
Meu nome Valdinei conhecido por 27

Unknown disse...

Meu nome é Marcelo Pedro, sou filho do Sr. Antônio Pedro que chefiava, organizava junto com a dona rufina.bacana demais ver fotos antigas dos pequenos jornaleiros. Saudades do meu pai.

Enoque disse...

Meu nome é Enoque. Trabalhei na Casa do Pequeno Jornaleiro de BH durante 5 anos, entre 1959 e 1964. Infelizmente, não tenho saudades daquele tempo, devido principalmente aos castigos e maus tratos infligidos por Dona Rufina e o guarda Sr. Antônio.

Anônimo disse...

Excelente estudos sobre essa instituição que me mostrou um norte a ser seguido. Fiquei nessa "casa" de 1988 a 1992, fiz vários amigos e tinha o sr Antônio (bigode de arame que tinha um VW Passat vermelho ) e o sr Sebastião (Belina vermelha ) como educadores e administradores dessa instituição. Meu número na época era 5 e meu irmão era 56. Caso alguém queira conversar mais sobre o assunto meu telefone é 988403583.

Anônimo disse...

Lembro de você Valdinei... Você era o único que usava um chinelo que tinha cola ao entrar em contato com os pés. Minha última lembrança junto foi assistir a retirada do ônibus 8001 que caiu na praça da Estação, de lá fomos para a casa de sua mãe.

Anônimo disse...

Meu número era 5 (Cristiano) e meu irmão era o 56 (Gleiciano).